Mozart

Fatima Saint-Clair Campos - Vendredi, 26 juin , 2015

Christine and the Queens

Fatima Saint-Clair Campos - Vendredi, 26 juin , 2015

Veterinária

Fatima Saint-Clair Campos - Vendredi, 26 juin , 2015
Amadé - Mozart - Episódio
Christine, christine and the queens
Little Shell - veterianaria - veterinario - medico

 

Medicina Veterinária

 

Beto - veterinario - veterinaria

Dr. Gilberto Cardoso Ramos Junior formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense / Niterói (RJ). Com experiência há mais de 29 anos, com alguns cursos de Pós Graduação como Microbiologia, Vigilância Sanitária e Especialista em Direito Sanitário (ENSP). Atualmente faz pós em Filosofia.

Dedicado, amante dos animais, procura sempre estar atualizado as últimas novidades e  pesquisas do momento. Transforma seu trabalho em momentos harmoniosos com habilidade e devoção.  Filosofando e admirando esses belos seres ao qual se ocupa com tanto esmero.

 

Little Shell Veterinária

Alô Minas Gerais.  O Dr Gilberto é diretor da Clinica Litte Shell Veterinária, há 7 anos, em Barbacena – MG, clinicando e cuidando desses belos animaizinhos. O nome Little Shell (conchinha em português) surgiu do seu imenso amor pelo mar e suas criaturas, em respeito aos pequeninos seres, formados de pequenas partículas, mas participantes de um rico ecossistema. A Little Shell tem o compromisso de cuidar do seu pet (cães, gatos e pequenas aves) realizando um trabalho de qualidade nas consultas, vacinações, medicações e pequenas intervenções cirúrgicas, além de emitir documentos relativos a viagens nacionais e internacionais. Orientamos e cuidamos da sanidade de canis de reprodução animal e mantemos parcerias com criadores de outras espécies animais. Cuide do seu animal, ele merece todo carinho nessa concha de dedicação.  Tosas e banhos em cães e gatos com todo conforto e segurança, é na Little Shell.

Abaixo um texto escrito pelo Dr. Gilberto Cardoso

 MIO, LOGO EXISTO!

gato - veterinario - veterinaria

Pensamento ou Instinto

Ao longo de quase três décadas de intensa atividade como médico veterinário, clínico de pequenos animais, como ainda ou sou, uma dúvida sempre permeou meu trabalho: Teriam os animais capacidade de pensar? Desde já pedindo uma licença filosófica, abri o presente texto parafraseando o filósofo francês Renê Descartes (1596-1650) que tomado pela dúvida de sua própria existência, percebeu que deveria existir algo que não poderia ser induzido por outrem e como ele, de fato, Mimosa - veterinaria - toda -estava tendo um pensamento, ele, Descartes, tinha de existir (cogito ergo sum, em latim e penso, logo existo, em português). E, entretanto, o filósofo francês não acreditava que os animais pensassem.

Mas será mesmo possível que os animais, dotados de aparelhos e sistemas tão complexos quanto aos dos seres humanos não teriam a capacidade mínima que seja de pensar? Será mesmo que agem apenas por instinto? Mas isso seria o mesmo que aceitar que um dia faz sol e no outro chove. Não deve ser tão simples assim.

Inteligência e Discernimento

Os pequenos animais domésticos (cães e gatos) são capazes de grandes demonstrações de inteligência e discernimento e isso todos nós já tivemos gratas e lindas experiências para relatar, não é mesmo? E qual é a sua experiência com seu pet? Na minha prática diária como clínico teria vários relatos para descrever e creio que daria um livro para escrever sobre o assunto. Como explicar, por exemplo, o fato de um cão passar uma vida inteira a espera de seu dono que nunca mais virá? Será instinto ou saudade? Como explicar o fato de que uma fêmea passará a vida inteira ao lado de um único parceiro? Será instinto ou puro amor?

Mesmo nas horas mais improváveis, os animais nos surpreendem o tempo todo. Penso nos inúmeros animais que atendi com os mais variados tipos de doenças, graves ou nem tanto, que ao longo do tempo ainda lembram, com extremo carinho, da minha pessoa e chegam à clínica com forte demonstração de afeto e carinho, como que lembrando daquele que lhes proporcionou cuidados dedicados e intensos.

IMG-20131212-WA0000O incrível filósofo australiano Peter Singer (nascido em 1946) nos falou com extrema sensibilidade da questão do sofrimento animal, pois ele acredita que a característica mais relevante para a maioria dos animais é a sua capacidade de sentir dor. Mesmo separando os homens dos animais pela capacidade dos primeiros em raciocinar e entender o que nos acontece, Singer nos fala que os animais podem sofrer, e seu sofrimento deveria ser levado em conta.

Animais e Eutanásia

Indo um pouco além do pensamento do filósofo contemporâneo, em minha experiência na medicina veterinária, até hoje não fiz nenhuma eutanásia, sem ter a nítida impressão que o pequeno animal me olhava bem dentro dos meus olhos e compreendia, com toda a certeza, o que estava por acontecer. Naquele momento também compreendi que deles, recebia o perdão pela prática que eu iria realizar.

Hoje eu acredito que todos nós, médicos veterinários, cuidadores de animais, proprietários e até mesmo aqueles que somente os observam de longe, já tenham uma ideia formada sobre a cachorro - veterinariacapacidade dos animais pensarem ou não. Já temos a capacidade para refletir sobre as habilidades deles, sejam eles de grande ou pequeno porte, alados ou não e aquáticos, para que possamos diferenciar aquilo que neles é instintivo, do que é cognitivo.

Dúvida Cartesiana

E essa reflexão deve se estender além da razão e não devemos aceitar as limitações que nos colocam sobre a incapacidade dos animais pensarem; aí penso no filósofo Descartes, quando duvida de tudo que é colocado como pronto e certo. A sua capacidade em duvidar nos trouxe o método da dúvida cartesiana e, não devemos aceitar nada como verdadeiro caso haja uma mínima possibilidade de que não o seja. Nada é definitivo e não existem verdades das quais não podemos duvidar. Assim, como não aceitar ou entender que os animais sejam capazes de pensar? Santo Agostinho (354-430) acreditava na presença da alma nos animais e como a alma, para ele, era a sede da inteligência, podemos entender também que os animais sejam dotados dessa mesma inteligência e, por conseguinte, tenham também a capacidade de pensar.

veterinario - veterinariaEu também me aproprio do pensamento do filósofo moderno Blaise Pascal (1623-1662) que fala sobre a existência de Deus como sendo uma aposta. Sendo assim, eu também prefiro apostar na possibilidade de que os animais sejam capazes de pensar, pois se for verdade, eu saio ganhando; caso contrário, nada tenho a perder, pois, de qualquer maneira, o meu amor e o convívio com os animais no decorrer de tantos anos, já foi o melhor presente que Deus poderia ter-me concedido, por minha dedicação a essas incríveis criaturas ao longo de toda a minha vida como médico veterinário.

Texto: Dr. Gilberto Cardoso Ramos Junior.

 

Little Shell Veterinaria

Link:

Little Shell

Horário de Atendimento:

De segunda a sexta de 08:30 as 18 h e aos sábados de 9:00 as 13:00 h. Rua Tomaz Gonzaga 218-B, bairro Boa Morte, Barbacena – MG.

 

16 comments

  1. Excelentes textos!!! Parabéns ao Gilberto e a sua Clínica Little Shell!!! Que Deus continue lhe concedendo vida e saúde para continuar por muitos anos essa linda missão! <3

  2. A sensibilidade, o coracao bondoso , a honestidade nas acoes ,se agregam ‘a Capacidade deste Profissional Veterin’ario. O Conhecimento nos ‘e dado pelos ensinamentos , m’as as arestas destes conhecimentos que o fazem integralizar na aplicacao a que nos dedicamos ISTO QUE ‘E O AMOR aos que nos ‘e entregue para darmos o melhor de n’os, principalmente qdo envolve SERES/VIDAS.
    Congratulation ! Dr. Veterin’ario Gilberto , meu primo (Beto).
    Aprecio o seu trabalho e dedicacao, aspiramos o mesmo ar juntos ai na sua Clinica em Barbacena , qdo da minha visita , e so me senti oxigenada,e encantada ao ver o que ,e como faz com os seres tidos como indefesos, Os animais. Sua Missao ‘e abencoada pela sua F’e e Coracao de Homem de Bem.
    A nossa estrada ainda estava com rotas a atualizar , e chegamos ao ENCONTRO .Um abraco da prima que tb te aprecia e te Ama. Marilia.

  3. Parabéns, Gilberto! Muito interessante seu texto. Mais do que uma reflexão filosófica de sua prática profissional, o texto revela o seu amor pelos animais e o ser humano sensível, inteligente e competente que e você. Um grande abraço.

  4. Gilberto, gostei muito , mas tem uma coisa que você disse na aula que me marcou muito. Você disse o seguinte: « se vocês acham que cachorro não tem alma? Olhe bem nos olhos deles ». Pois eu tenho um cachorro que vejo sempre nos olhos dele , e sinto a felicidade de quando chego em casa. Parabéns pelas suas colocações.

  5. Gilberto, seu texto só reafirma o que todos nós, seus amigos, já comprovamos; a sua indiscutível e imensurável sensibilidade. A sua escolha profissional veio a calhar assertivamente com o seu perfil, porque só quem tem a capacidade de fazer um trabalho humanizado pode cuidar de vidas ciente da responsabilidade que lhe é atribuída.Pude ver nas entrelinhas a sua grandeza como ser humano, inteiramente revelada.Não sei se os animais pensam ou não.Esse é um assunto polêmico que me leva ao universo das dúvidas. Pode ser que tenham um grau de percepção mais acentuado e uma inteligência diferenciada, o que lhes possibilitariam enxergar com precisão o que acontece ao seu redor.Acredito também que são dotados da capacidade de amar, não da mesma forma que nós, seres humanos, mas dentro do contexto das suas condições de animais irracionais, daí se explicaria o comportamento dos mesmos diante de determinadas circunstâncias. Quero deixar claro que esse é o meu pensamento em relação às questões que você traz à tona, porém, sujeito a mudanças e desprovido de radicalismo. Amigo Gilberto, felizes os animais que têm a sorte de serem cuidados por você! Mãos mais abençoadas do que as suas não poderiam ter! Que Deus te proteja e que você seja sempre esse ser de pura luz! Merecidamente, parabéns!

  6. Little Shell (conchinha em português) surgiu do seu imenso amor pelo mar e suas criaturas, em respeito aos pequeninos seres, formados de pequenas partículas, mas participantes de um rico ecossistema. » Doctor Gilberto… esta de parabens pela sua capacidade de ser tão sensível e verdadeiro… me lembro de sua admiraçao p mar e qdo este nome foi concebido. Cada dia mais surpresa!! Parabens e sucesso!! 😉

  7. Parabéns Giba.
    Muito bom o seu texto.
    Você vê além do clínico. Capta a alma dos nossos bichinhos.
    Lembro do seu carinho pelo Pluto, nosso eterno CÃO, e de como vc foi cuidadoso…
    Que Deus te conserve esse dom.
    Um beijo grande.

  8. Parabéns Giba.
    Muito bom o seu texto.
    Você vê além do clínico. Capta a alma dos nossos bichinhos.
    Lembro do seu carinho pelo Pluto, nosso eterno CÃO, e de como vc foi cuidadoso…
    Que Deus te conserve esse dom.
    Um beijo grande.

Leave a comment